Fazer o dinheiro render não é tarefa fácil. Principalmente quando se chega ao final do mês e não resta muito para guardar, seja para uma emergência, uma viagem ou algum plano futuro. O hábito de poupar ainda não está completamente enraizado na cultura dos brasileiros. Mas, pouco a pouco, é possível mudar esse quadro. Basta apenas ter organização e não se deixar levar pela tentação do consumo desmedido.
Veja aqui o passo a passo de como começar a montar uma reserva de dinheiro que poderá ser de grande ajuda para o seu futuro e o de sua família.
1 - Estabeleça sempre, invariavelmente, um objetivo para o dinheiro guardado (um carro, uma casa, universidade, um presente, uma emergência)
2 - Coloque na ponta do lápis qual é o seu ganho e também suas dívidas mensais
3 - Estabeleça se a sua poupança terá a contribuição de outros membros da casa
4 - Contabilize todos os seus gastos do mês (até mesmo os mais insignificantes), para detectar quais despesas poderão ser cortadas ou reduzidas
5 - Estabeleça uma quantia que deverá ser guardada todos os meses, por menor que seja. E faça o possível para não diminuí-la com o passar do tempo
6 - Comece aplicando na caderneta de poupança. O rendimento é baixo, mas é a melhor forma de começar a entender sobre investimentos
7 - Quando tiver uma quantia razoável de dinheiro guardado, tente optar por outras formas aplicação, como CDBs e Fundos de Investimento.
8 - Ao optar por aplicar em fundos de investimento, peça para o seu gerente avaliar se essa é a melhor opção para você. Dependendo do valor aplicado, rendimento, taxa de administração e tributação, a aplicação poderá ser menos rentável que a caderneta de poupança.
9 - Sempre que puder, tente aumentar o valor mensal aplicado. Utilize o décimo terceiro ou algum dinheiro extra recebido para aumentar suas economias
10 - Saiba dosar a poupança. Não deixe de viver para conseguir poupar mais
11 - Utilize o dinheiro poupado para realizar seus sonhos e objetivos. Afinal, é justamente para isso que ele foi guardado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário